quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Nossa Homenagem à Lauro Junkes


Acadêmicos com Lauro Junkes em set/2009
 No dia 20 de outubro de 2010, Santa Catarina perdeu o professor Lauro Junkes. Junkes foi eleito presidente da Academia Catarinense de Letras em 2003, e permanecia no cargo desde então. Sua gestão na Academia foi marcada por importantes iniciativas. Destaca-se entre elas o resgate de obras inéditas dos imortais da Casa — incluindo fundadores, patronos e seus membros.
Exerceu por três décadas o jornalismo crítico, comentando produções, sobretudo da literatura de Santa Catarina. Integrou várias entidades culturais e recebeu o Diploma do Mérito Cultural pela União Brasileira de Escritores (UBE) do Rio de Janeiro, em 1983, e pela UBE catarinense em 1998, além de várias outras distinções. Fez Mestrado em Literatura brasileira e Doutorado em Teoria da Literatura.
O professor Lauro passou por cirurgia de retirada de tumor na próstata e desde então fazia tratamento para o câncer e quando nos vimos, pela última vez em setembro de 2009, no encontro de academias em Orleans, percebemos sua fraqueza e luta pela doença que vinha se agravando.
O falecimento do Mestre Lauro Junkes enluta sua família, seus inumeros amigos, a Academia Catarinense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a intelectualidade catarinense, o Departamento de Literatura da UFSC e todas as instituições que contaram com sua imensuravél contribuição ao longo de anos.
O mundo acadêmico e literário ficará de luto por muito tempo.
Fica registrada aqui nossa homenagem a este acadêmico, por ser uma pessoa especial, inteligente e exemplo de confrade para todos os acadêmicos de Santa Catarina.

Professor Lauro Junkes sempre carregando livros e homenagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário